Notícias superdotação

Loading...

sábado, 12 de janeiro de 2013

TESTE PARA SABER SE SEU FILHO É SUPERDOTADO

Postado por Selma Carvalho



Este teste foi criado pelo psicólogo francês Jean-Charles Terrassier para identificar superdotados entre crianças de 6 a 12 anos. Se o seu filho fizer mais do que 20 pontos (num total de 39), ele tem, provavelmente, uma inteligência acima da média. Para cada resposta positiva, você deve somar os pontos correspondentes.

CRIANÇA...
1. ...aprendeu a ler antes de entrar na escola?
(Sozinha: 7 pontos / Com ajuda: 5 pontos)

2. ...lê muitos livros rapidamente?
(2 pontos)

3. ...manifesta interesse por enciclopédias e dicionários?
(2 pontos)

4. ...prefere a companhia de crianças mais velhas?
(2 pontos)

5. ...gosta de conversar com adultos?
(2 pontos)

6. ...faz perguntas variadas e originais?
(2 pontos)

7. ...quer sempre saber o “porquê” de tudo?
(1 ponto)

8. ...faz observações de extrema perspicácia sobre assuntos que lhe interessam?
(2 pontos)

9. ...tem grande capacidade de fazer críticas e de julgar seus pares?
(1 ponto)

10. ...manifesta tédio diante de atividades rotineiras ou repetitivas?
(1 ponto)

11. ...é muito sensível a injustiças, mesmo se a vítima não é ela?
(1 ponto)

12. ...tem enorme senso de humor?
(2 pontos)

13. ...usa um vocabulário rico para fazer reflexões profundas?
(2 pontos)

14. ...adora jogos de estratégia e de desafio, e se sai muito bem neles?
(2 pontos)

15. ...é querida pelos colegas de escola?
(1 ponto)

16. ...prefere trabalhar sozinha?
(2 pontos)

17. ...tem interesse pelo Universo e pela Pré-História?
(2 pontos)

18. ...tira boas notas sem estudar?
(2 pontos)

19. ...tem uma grande sensibilidade para a música e para as artes?
(2 pontos)

20. ...está sempre mudando de hobby?
(1 ponto)


Jean-Charles Terrassier é um psicólogo francês especialista em crianças talentosas.
Fundou a primeira associação francesa para crianças superdotadas e talentosas, em 1971: a Associação Nacional para crianças superdotadas (ANPEIP) agora se tornou federação de mais de 25 associações regionais na França e no exterior. O atual presidente da Federação das ANPEIP, Monique Binda, trabalha para o reconhecimento de crianças superdotadas no sistema de ensino francês e contribui, em particular para a formação de professores de primeiro e segundo graus, tanto na educação pública e no setor privado.



Fonte: http://super.abril.com.br/cotidiano/brilhantes-natureza-443880.shtml

20 comentários:

  1. meu filhio tiro 19,mas hay muitos puntos que nao se si ele e bom,ya que no ha trabalhado en eles..como faso..ele ademas no fica quieto ele todo dia fica con interes diferentes..

    ResponderExcluir
  2. meu filho ficou com 34 pontos somos carioca moramos numa comunidade de baixa renda em santa cruz rio de janeiro sem muita alternativa para desenvolver as habilidades do meu filho Gabriel gostaria de saber se poderiam me indicar algum programa aqui no rio de janeiro.meu tel.021-94045796 Sheyla

    ResponderExcluir
  3. Tirei 37 pontos.... mas nao sei aonde posso encontrar uma fundacao que me ajude a execer essas habilidades. Sou Paraense.moro em uma cidade chamada Belterra

    ResponderExcluir
  4. Tirei 37 pontos.... mas nao sei aonde posso encontrar uma fundacao que me ajude a execer essas habilidades. Sou Paraense.moro em uma cidade chamada Belterra

    ResponderExcluir
  5. tirei 33 mas nao sei se sou ou só se gosto!!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Seu nível de mentalidade é ótimo mas, para ser uma superdotada teria de ter feito acima de 30 em minha opinião você esta exatamente em um nível de mentalidade razual para sua idade !_! Kiss Grace =*

      Excluir
  7. Existe uma ONG no RIo de Janeiro exclusiva para educação de crianças superdotadas de baixa renda. Eu não sei o nome, mas acredito que uma busca no google deva responder isso.

    ResponderExcluir
  8. Pais, eu faço um apelo.

    Mesmo com uma vida financeira restrita, é possível estimular seus filhos. Seja através da promoção de debates em casa desenvolvendo e valorizando o senso crítico da criança, seja construindo junto com elas pequenos joguinhos, seja acompanhando-o em atividades promovidas por sua cidade, enfim, acompanhe sempre.
    Eu faço este apelo, pois fui diagnosticada com super dotadas com 32 anos e sinto até hoje as marcas deixadas pelos meus pais não terem se importado, nem buscado entender minhas peculiaridades na infância. Eu fui uma criança profundamente infeliz: não tinha amigos, não tinha estímulo, quando eu mostrava os trabalhos artísticos que eu produzia na escola, com incentivo dos meus professores, eles chamavam de "baboseira'', ou que eu estava ''enchendo a casa de lixo''. Essas coisas e as várias rejeições que eu tive da minha própria família, que considerava meu desenvolvimento, como uma forma de afrontá-lo (e fora outras coisas que tenho vergonha de contar) fizeram da minha infância uma das etapas mais dolorosas da minha vida. Por isto, parabenizo aqueles que aqui buscam esta orientação e aqueles que ainda não o fizeram, imploro que faça.
    Não permitam que seus filhos levem, como eu, mais 10 anos da própria vida consertando estragos emocionais.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Sou Portador de portador de PAH com QI verbal muito superior marcando 280, mas na escola ainda não se entenreçam em se especializar no meu caso d, eu leio muito mal e não gosto de escrever, mas te conto tudo sobre o Big Bem, artes Plasticas, especialmente tecnologia e computação,a psicologa ja fez um pedido a escola para ser trabalhado comigo mais a area verbal mas nada foi feito, o proximo ano vem ai e tenho medo que fique tudo no mesmo, tenho como fazer valer os meus direitos?
    ps;minha mãe escreveu este comentario por mim

    ResponderExcluir
  10. Tenho 15 anos e tirei 36 pontos, nesse teste.
    Desde o ano passado venho propondo que meu QI é de 142, baseado em vários testes de idade mental(cada teste com o objetivo de medir a capacidade de uma área do cérebro) e em minha idade.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O meu resultado deu 24 e tenho 13 mas quando tinha 12 eu era totalmente igual então é válido.

    ResponderExcluir
  14. Meu resultado deu equivalente a 39, e tenho 12 anos !!!

    ResponderExcluir
  15. O meu deu 39, tenho 13 anos e sinto como se não houvesse lugar na sociedade em que me encaixe. Quanto menos inteligente o homem for, menos misterioso lhe parece o mundo. Schpenhauer é claro.

    ResponderExcluir
  16. Olá. Meu filho fez 37 pontos, ele tem 12 anos. Já faz programação em sites (html e php), fala inglês (auto didata), e possui notas no patamar de 9,0. É o melhor aluno de sua escola (8º ano). Busco uma instituição de ensino especializado para que ele possa desenvolver suas capacidades. Tem um talento fantástico para exatas. Moramos em Goiânia/GO. Sou policial, professor universitário, e estudante de engenharia civil.
    inox44@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Meu filho fez 23 pontos ele tem 9 anos e descobri que ele tem uma abilidade enorme para música ,ele aprendeu em apenas 2 meses tocar tres mísicas no teclado isso é sozinho hoje ele toca em apenas 5 meses no total de 10 musicas no teclado e no momento eu o coloquei para fazer musicalização infantil e ele está aprendendo flauta doce ele se desenvolveu tão rapidamente que já faz parte da orquestra de flauta da escola de música eu preciso de ajuda pois sou totalmente leigo no assunto .

    ResponderExcluir