Notícias superdotação

Loading...

quarta-feira, 11 de julho de 2012

BOLSA DE ESTUDO PARA OS MELHORES ALUNOS DO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO

Texto de Selma Carvalho


O ISMART Instituto Social Para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentosé uma instituição sem fins lucrativos, com sede na cidade do Rio de Janeiro, que tem a missão de concretizar o pleno potencial dos talentos de baixa renda, oferecendo oportunidades que possam transformá-los em profissionais de sucesso por meio de programas calcados na valorização da excelência, da ética e na criatividade produtiva. que oferece bolsa de estudos aos alunos de baixa renda, muito inteligentes e estudiosos, está com seu processo seletivo 2012 com inscrições abertas. Essa é uma grande oportunidades para o alunos com grande potencial acadêmico se desenvolverem, inclusive os portadores de altas habilidades/superdotação.

As inscrições deverão ser feitas, obrigatoriamente, pelo site, a partir de 12 de maio de 2012 e se encerram no dia 6 de Agosto de 2012. Esses prazos não serão prorrogados.

Para participar e preencher a Ficha de Inscrição, acesse o link http://www.primeiraescolha.com.br/ismart/intro.aspx e escolha as opções "Acesso Professor" ou "Acesso Aluno".

O processo de seleção do ISMART e a bolsa concedida aos aprovados são totalmente GRATUITOS.

As normas sobre o Processo Seletivo e o Regulamento na íntegra, seguem abaixo:


PROCESSO SELETIVO ISMART 2012

REGULAMENTO

O que é o ISMART?
O ISMART é uma instituição sem fins lucrativos que concede bolsa de estudos a alunos de baixa renda, muito inteligentes e estudiosos.

Como o ISMART funciona?
O ISMART seleciona os alunos com maiores chances de obter sucesso. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão receber até 3 bolsas de estudos (uma após a outra).

PRIMEIRA BOLSA – ENSINO FUNDAMENTAL
(PARA OS ALUNOS DO PROJETO ALICERCE)

Os alunos selecionados no 7º ano (antiga 6ª série) recebem, gratuitamente, um curso preparatório de 2 (dois) anos para fazer as provas de seleção para o ensino médio nas melhores escolas particulares das cidades onde o ISMART atua.
Nas escolas que em 2011 tivermos vagas remanescentes, abriremos processo seletivo também para alunos que estão hoje no 8º ano (antiga 7ª série). Os alunos que forem aprovados na seleção receberão, gratuitamente, um curso preparatório de 1 (um) ano para fazer as provas de seleção para o ensino médio nas melhores escolas particulares das cidades onde o ISMART atua.


SEGUNDA BOLSA – ENSINO MÉDIO
(PARA OS ALUNOS DO PROJETO ALICERCE E DO PROJETO BOLSA TALENTO)

Os alunos do Projeto Alicerce que, durante o curso preparatório, conseguem excelente desempenho escolar, têm boa disciplina e são aprovados nos exames de seleção das escolas particulares, recebem bolsa integral para o ensino médio.
Os alunos selecionados no 9º ano (antiga 8ª série) recebem bolsa integral para cursar o ensino médio em escolas particulares de excelência, indicadas pelo ISMART.

TERCEIRA BOLSA – UNIVERSIDADE
(PARA ALUNOS DO PROJETO ALICERCE E DO PROJETO BOLSA TALENTO)

Os alunos que durante os 3 (três) anos de ensino médio conseguem um excelente desempenho escolar, mantêm boa disciplina e são aprovados nos vestibulares para cursos apoiados pelo ISMART recebem bolsa auxílio para cursar a faculdade.
Não há processo seletivo para essa etapa de ensino. As bolsas são concedidas apenas para os alunos que já são bolsistas do ISMART no Ensino Médio e que estão nos critérios acima mencionados.

O Projeto Alicerce
O Projeto Alicerce oferece bolsas de estudos para um curso preparatório para ingresso no ensino médio em escolas particulares de alto padrão, para alunos que estejam cursando a 6ª série do ensino fundamental (7º ano na nova nomenclatura) em escolas da rede pública de ensino ou da rede particular. No caso de alunos matriculados em escolas particulares, eles só podem fazer parte do processo de seleção do Projeto Alicerce, se tiverem comprovadamente, a renda familiar estipulada pelo ISMART.
Os aprovados nessa seleção frequentarão, gratuitamente, durante os próximos 2 (dois) anos, a partir de 2013, um curso preparatório para o ensino médio.
Este curso preparatório de 2 (dois) anos acontecerá em uma das escolas de rede particular que mantém parceria com o ISMART. As aulas acontecerão no período da manhã ou da tarde, dependendo da escola em que o aluno optar por fazer o curso. Por isso, os candidatos aprovados nessa seleção, ao se matricularem na 7ª série do ensino fundamental (8º ano na nova nomenclatura) na escola pública, terão de verificar em qual período será o curso preparatório na escola escolhida.
Ao final da 8ª série (9º ano), os alunos selecionados e que participaram do curso preparatório farão o “Vestibulinho” em uma escola da rede particular de ensino designada pelo ISMART. Caso eles sejam aprovados e tenham mantido sua responsabilidade para com a rotina de estudos e atividades, receberão uma bolsa de estudos integral, que contempla: mensalidade, material escolar e ajuda para transporte e alimentação, para os três anos do ensino médio.
Nas escolas em que tivermos vagas remanescentes em 2011, abriremos o processo seletivo também para os alunos que estão em 2012 na 7ª série (8º ano na nova nomenclatura). Os aprovados nessa seleção frequentarão, gratuitamente, durante o próximo ano, 2013, um curso preparatório para o ensino médio.

Duração da Bolsa
Para os alunos que farão 2 (dois) anos de curso preparatório. A bolsa de estudos terá início em fevereiro de 2013 e se encerrará em dezembro de 2014.
Para os alunos que farão 1(um) ano de curso preparatório. A bolsa de estudos terá início em fevereiro de 2013 e se encerrará em dezembro de 2013.
O aluno aprovado ao final do curso preparatório receberá a bolsa de estudos integral para cursar o ensino médio na escola particular.

Quem pode participar do Projeto Alicerce?
Só podem participar da seleção para o Projeto Alicerce os alunos que:
- Tiverem no máximo 13 anos completos (no caso dos alunos do 7º ano) e no máximo 14 anos completos (no caso dos alunos do 8º ano) no dia 31 de dezembro de 2012;
- Estejam este ano (2012) cursando o 7º ou 8º ano do ensino fundamental (antigas 6ª e 7ª série);
- Não tenham repetência no histórico escolar;
- Sejam de família com renda bruta per capita familiar de até R$1.244,00.

Quais são as escolas parceiras que compõem o PROJETO ALICERCE?
Rio de Janeiro - RJ
ALICERCE RIO DE JANEIRO– para alunos que estão em 2012 no 7º ano (6ª série)
Os alunos que forem aprovados para este projeto farão o cursinho preparatório de 2 (dois) anos no período da tarde no Colégio Santo Inácio ou no período da manhã, no Colégio de São Bento (RJ – Rio de Janeiro) e frequentarão as aulas regulares de sua escola no contraturno do cursinho.
Após o encerramento do processo seletivo, a equipe do ISMART informará aos alunos aprovados no Projeto Alicerce Rio de Janeiro qual será a escola parceira do ISMART para qual a bolsa de estudos lhes será oferecida.
São José dos Campos - SP
ALICERCE OBJETIVO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS– para alunos que estão em 2012 no 7º ano (6ª série)
Os alunos que forem aprovados para este projeto farão o cursinho preparatório de 2(dois) anos no período da tarde no Colégio Objetivo de São José dos Campos (SJC – São Paulo) e frequentarão as aulas regulares de sua escola pública no período da manhã.
São Paulo - SP
Na cidade de São Paulo, no ato da inscrição é preciso escolher UMA DESSAS ESCOLAS para cadastrar o aluno. Para essa escolha, é importante considerar a localização das escolas.
1. ALICERCE BANDEIRANTES – para alunos que estão em 2012 no 7º ano (6ª série)
Os alunos que forem aprovados para este projeto farão o cursinho preparatório de 2 (dois) anos no período da tarde no Colégio Bandeirantes (Paraíso - São Paulo) e frequentarão as aulas regulares de sua escola pública no período da manhã.
2. ALICERCE BANDEIRANTES– para alunos que estão em 2012 no 8º ano (7ª série)
Os alunos que forem aprovados para este projeto farão o cursinho preparatório de 1(um) ano no período da tarde no Colégio Bandeirantes (Paraíso - São Paulo) e frequentarão as aulas regulares de sua escola pública no período da manhã.
3. ALICERCE SANTO AMÉRICO– para alunos que estão em 2012 no 7º ano (6ª série)
Os alunos que forem aprovados para este projeto farão o cursinho preparatório de 2(dois) anos no período da manhã no Colégio Santo Américo (Morumbi - São Paulo) e frequentarão as aulas regulares de sua escola pública no período da tarde.
4. ALICERCE SANTO AMÉRICO– para alunos que estão em 2012 no 8º ano (7ª série)
Os alunos que forem aprovados para este projeto farão o cursinho preparatório de 1(um) ano no período da manhã no Colégio Santo Américo (Morumbi - São Paulo) e frequentarão as aulas regulares de sua escola pública no período da tarde.
5. ALICERCE OBJETIVO SÃO PAULO– para alunos que estão em 2012 no 7º ano (6ª série)
Os alunos que forem aprovados para este projeto serão desde o início matriculados como alunos regulares do Colégio Objetivo (unidade a definir pelo ISMART), frequentando as aulas no período da manhã.

O Programa Bolsa Talento
O Programa Bolsa Talento tem como objetivo oferecer uma bolsa de estudos integral para o Ensino Médio em escola particular de alto padrão, definida pelo ISMART, para jovens com alto potencial de aprendizagem e muita motivação para os estudos.

Duração da Bolsa
A bolsa de estudos para o Ensino Médio terá início em fevereiro de 2013 e se encerrará em dezembro de 2015.

Quem pode participar?
Somente alunos que
- Estejam este ano (2012) cursando o 9º ano (antiga 8ª série);
- Tenham, no máximo, 15 anos em 31 de dezembro de 2012;
- Não tenham repetência no histórico escolar;
- pertençam à família com renda bruta per capita familiar de, no máximo, dois salários mínimos; ou seja R$1.244,00.

Quais são as escolas parceiras para o Projeto Bolsa Talento?
Rio de Janeiro - RJ
Bolsa Talento Rio de Janeiro – para alunos que estão em 2012 no 9º ano (8ª série)
Os alunos que forem aprovados para este projeto farão o Ensino Médio na escola particular parceira do ISMART na cidade do Rio de Janeiro.
- Colégio PH
São Paulo - SP
Bolsa Talento São Paulo – para alunos que estão em 2012 no 9º ano (8ª série)
Os alunos que forem aprovados para este projeto farão o Ensino Médio em uma das escolas particulares parceiras do ISMART na cidade de São Paulo.
- Colégio Arquidiocesano
- Colégio Etapa
- Colégio Móbile
- Colégio Objetivo
- Escola Lourenço Castanho
A indicação da escola parceira na qual o aluno será matriculado no ensino médio é feita pelo ISMART após a divulgação da lista dos aprovados no processo seletivo.
Cotia - SP
Bolsa Talento Colégio Sidarta/Cotia – para alunos que estão em 2012 no 9º ano (8ª série)
Os alunos que forem aprovados para este projeto farão o Ensino Médio no Colégio Sidarta, localizado em Cotia – São Paulo.
Sorocaba - SP
Bolsa Talento Colégio Uirapuru/Sorocaba – para alunos que estão em 2012 no 9º ano (8ª série)
Os alunos que forem aprovados para este projeto farão o Ensino Médio no Colégio Uirapuru, localizado em Sorocaba – São Paulo.

Como calcular a renda bruta per capita de sua família?
Quantas pessoas moram na casa? (por exemplo: 5)
Qual a soma de todos os salários, aposentadorias, benefícios e renda de autônomos de todas as pessoas que trabalham na sua casa (por exemplo: R$4.100,00)
Cálculo da renda per capita: R$4.100,00 ÷ 5 = R$820,00
A família citada nesse exemplo atende ao critério de renda.
Para o aluno participar, o resultado desta conta não pode ser maior que R$1.244,00.
O cálculo é feito com a renda bruta e deve ser comprovado, caso o aluno seja classificado no processo seletivo.

Como é o processo de seleção do ISMART?
O processo de seleção é gratuito e composto de 5 (cinco) etapas, todas eliminatórias.
- Correm por conta do candidato os custos com transporte, para que ele se desloque até o local designado pelo ISMART, durante todo o processo de seleção.
- As inscrições deverão ser feitas, pelo site www.ismart.org.br, até o dia 6 de Agosto de 2012.
- Ao fazer a inscrição o sistema irá gerar uma ficha por aluno que contém o link e a senha para a 1ª fase (fase online). O candidato terá 14 (quatorze) dias, contados a partir da data de inscrição, para preencher o questionário online.
- O candidato inscrito e seu responsável legal devem ler e tomar conhecimento de todas as informações contidas neste regulamento.

1ª Etapa da seleção – Questionário Online
No ato da inscrição será gerada uma ficha por aluno que contém as informações sobre a fase onlin
- link para acessar o questionário;
- senha pessoal e intransferível para cada aluno;e:
- e a data limite para o preenchimento do questionário.
No questionário o candidato preencherá seu cadastro completo, responderá as questões relativas aos seus interesses e questões de múltipla escolha de português e matemática.
O resultado desta etapa estará disponível no site do ISMART (www.ismart.org.br) no dia 10 de Agosto. Para acessar o resultado o aluno precisará da senha fornecida na ficha de inscrição.

2ª Etapa da seleção – Prova Presencial
Os candidatos que forem classificados na 1ª etapa deverão imprimir a ficha de classificação e comparecer na data e local indicado na ficha para realizar:
 Teste de Língua Portuguesa
 Teste de Matemática
 Teste para avaliar o potencial de aprendizagem

Para fazer a prova, o aluno deverá comparecer ao local indicado para realização da prova, acompanhado de um responsável maior de idade e portando a ficha de classificado na 1ª etapa, devidamente preenchida e assinada pelo responsável, sem a qual não poderá realizar a prova.
O resultado desta etapa será divulgado no site do ISMART (www.ismart.org.br)

Observação: Quem é o Responsável Legal?
Pai, mãe, tio, tia, avô, avó ou pessoa adulta que assume a responsabilidade pelo jovem, nas necessidades básicas, como moradia, alimentação, cuidados pessoais, saúde e educação, do jovem em questão.

3ª Etapa – Entrevista Individual
Os candidatos classificados na 2ª etapa serão convocados para entrevista individual, a qual ocorrerá em local a ser informado pelo ISMART.
O aluno deverá comparecer à entrevista acompanhado do responsável legal.

4ª Etapa – Visita Domiciliar
A equipe do ISMART entrará em contato com as famílias dos candidatos classificados na 3ª etapa para marcar uma visita na residência. A visita será realizada por profissionais selecionados pelo ISMART.
O candidato deverá estar presente e acompanhado do responsável legal na data da visita domiciliar.

5ª Etapa – Dinâmica de Grupo
Os candidatos classificados na 4ª etapa serão convocados para a dinâmica de grupo.
A dinâmica ocorrerá em local a ser comunicado aos aprovados e será conduzida por profissionais selecionados pelo ISMART.
O aluno deverá comparecer à dinâmica acompanhado do responsável legal.

Divulgação dos Resultados
O desempenho dos candidatos em todas as fases do processo seletivo é sigiloso, portanto, as notas e os pareceres técnicos não serão divulgados a ninguém; nem mesmo ao aluno ou aos seus responsáveis.
O resultado da 1ª etapa estará disponível no site do ISMART (www.ismart.org.br) para ser acessado com a senha individual fornecida para o candidato na ficha de inscrição.
Ao final da 2ª etapa, a lista completa com os nomes dos classificados será divulgada no site do ISMART (www.ismart.org.br), por cidade, por data da prova e por Projeto.
Em todas as outras etapas, os candidatos classificados serão comunicados por telefone ou por correspondência via correio.
Por esse motivo, é de fundamental importância fornecer todos os dados cadastrais corretos, no momento da inscrição realizada no site.
O aluno que obtiver êxito em todas as etapas do processo seletivo estará apto ao recebimento da bolsa de estudos integral. Nesse caso, o responsável por esse aluno assinará um termo de compromisso com o ISMART.

Prazos de Inscrição
As inscrições deverão ser feitas, obrigatoriamente, pelo site, a partir de 12 de maio de 2012 e se encerram no dia 6 de Agosto de 2012. Esses prazos não serão prorrogados.

No momento da inscrição, é importante que se tenha em mãos as seguintes informações:
 Nome completo do aluno;
 E-mail do aluno (atenção para o cadastro correto dessa informação, a fase online depende deste registro);
 Nome completo da escola onde o aluno estuda;
 Série na qual o aluno estuda;
 Projeto para o qual o aluno está sendo inscrito;
 Autorização do responsável legal, para o aluno participar do processo seletivo
Para participar do processo seletivo do ISMART, o aluno deverá apresentar, no dia em que for fazer as provas da 2ª Etapa, o comprovante de classificação na 1ª etapa, contendo os dados do aluno e o termo de autorização preenchido e assinado pelo responsável legal.
Aquele que não apresentar o termo de autorização devidamente preenchido e assinado não poderá participar das provas e estará eliminado da seleção. É necessário que um responsável maior de idade acompanhe o candidato em todas as etapas do processo. Alunos desacompanhados não poderão participar.

Informações gerais
Para mais informações sobre o ISMART, sobre o Projeto Alicerce e o Projeto Bolsa Talento e sobre o processo seletivo, acesse www.ismart.org.br.

O processo de seleção do ISMART e a bolsa concedida aos aprovados são totalmente GRATUITOS.


Contato com o ISMART: contato@ismart.org.br


Parabenizamos o Instituto ISMART por este trabalho de excelência oferecido aos alunos de baixa renda.


FONTE: www.ismart.org.br




2 comentários: