Notícias superdotação

Loading...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Educação de alunos portadores de altas habilidades/superdotação





TEXTO DE SELMA CARVALHO


Em busca de notícias sobre alunos portadores de altas habilidades/superdotação, me deparei com um trabalho escrito por "Denise de Souza Fleith", professora adjunta da Universidade de Brasília, no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, e publicado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Distrito Federal, em audiência pública do Senado, em 24 de junho de 2008, com o Tema: "Educação de Alunos Superdotados: Desafios e Tendências Atuais", que achei interessante, e gostaria de dividir seus esclarecimentos com os leitores desse blog.

A matéria foi separa por tópicos, que nos dar uma abrangência sobre o tema, porém, de forma sucinta e resumida mostra a situação dos alunos superdotados no meio social e escolar, seus conceitos, desafios, mitos, objetivos, tendências, necessidades, bem como, o que é muito importante
“Os seus Direitos”, podendo assim despertar um interesse maior pelos estudantes da área de educação, professores, gestores, pedagogos, psicólogos, enfim, à todos os profissionais da educação, pais, familiares e aqueles que se interessam pelo tema, onde a seguir passo a expor:


DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE SUPERDOTADOS

. De acordo com o Censo Escolar (Brasil, 2006), apenas 2.769 alunos foram identificados como superdotados.

. No Brasil, além de terem pouca visibilidade, os superdotados constituem ainda um grupo que é pouco compreendido.

. Hostilidade encoberta por parte da sociedade àqueles que apresentam um potencial superior.

. É absurdo investir em programas para alunos superdotados quando existe um largo contingente de alunos com distúrbios e deficiências diversas que precisam de atendimento especializado.

. Apoio limitado da sociedade aos projetos na área de superdotação. Atendimento ao superdotado visto como elitista.

. Resistência à implementação de um atendimento diferenciado ao superdotado, fruto de uma série de ideas falsas sobre eles.


MITOS SOBRE OS SUPERDOTADOS

. Supervalorização de fatores genéticos, colocando-se em segundo plano o papel do ambiente para o desenvolvimento de habilidades e competências.

. O superdotado tem recursos intelectuais suficientes para desenvolver por conta própria o seu potencial superior.

. O aluno superdotado apresenta um excelente desempenho acadêmico em todas as disciplinas curriculares.

. Aluno superdotado visto como excêntrico, instável emocionalmente e isolado socialmente.

. O potencial superior se desenvolve apenas em contextos de nível sócio- econômico médio ou elevado.

. Prevalência de alunos em programas para superdotados.

. Identificado equivocadamente como autista, hiperativo ou portador de algum distúrbio de aprendizagem, como déficit de atenção, ou de problemas de conduta comportamental.

. Superdotados constituem um grupo homogêneo em termos cognitivos e afetivos.


POR QUE INVESTIR NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SUPERDOTADOS?


“Os alunos superdotados de hoje são os líderes culturais, econômicos, intelectuais e sociais de amanhã e seu desenvolvimento não pode ser deixado ao acaso.” (Eyre, 2004)


OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO PARA ALUNOS SUPERDOTADOS

. Desenvolver ao máximo talentos e habilidades.

. Fortalecer um autoconceito positivo.

. Ampliar as áreas de experiência.

. Desenvolver uma autoconsciência social e ética.

. Apresentar produtividade criativa.

. Promover uma aprendizagem significativa e prazerosa.


DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO SUPERDOTADO

. Identificação dos pontos fortes e limitações do aluno.

. Atividades desafiadoras e intrinsecamente motivadoras.

. Currículo: conteúdo integrado, complexo, aprofundado.

. Processo de aprendizagem deve privilegiar pensamento independente, investigativo, criativo e crítico, além de prover oportunidades para reflexão/avaliação do próprio processo.

. Conscientização do público em geral, educadores, responsáveis pelas políticas públicas, pais, gestores.

. Alianças: temporárias e permanentes com instituições que apoiam a educação do superdotado.

. Defesa dos direitos deste grupo: ampliação, fortalecimento e renovação da legislação vigente; realização de congressos.


TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO SUPERDOTADO

. Expansão da clientela atendida

(a)
Programas para talentos específicos supervisionados por mentores (parcerias com universidades).

(b)
Competições e olimpíadas.

(c)
Programas de enriquecimento sob a forma de atividades extracurriculares na escola ou fora dela.


TENDÊNCIAS ATUAIS NO CENÁRIO INTERNACIONAL

. Investimento na formação inicial e continuada de professores.

. Garantia, por meio de políticas públicas, de oportunidades educacionais de qualidade por meio de currículo apropriado, organização escolar, uso de recursos e parcerias com a comunidade (Moltzen, 2006).

. Implementação de uma confluência de abordagens que permitam uma aprendizagem acelerada e experiências de enriquecimento em áreas diversas.

. Entre as modalidades de programas mais utilizadas, destacam-se a aceleração de aprendizagem e enriquecimento curricular.

. Reconhecimento crescente de que as necessidades do superdotado passam pelas áreas cognitiva, afetiva e social, a serem levadas em conta nas propostas educacionais.

. Como não existe um perfil único de aluno superdotado, é necessário diversificar os procedimentos de identificação e avaliação destes alunos.

. Isto é especialmente importante no caso de alunos desfavorecidos socioeconomicamente ou alunos com dificuldades de aprendizagem.

. É fundamental estabelecer uma parceria entre família e escola no que diz respeito ao processo de estimulação das habilidades do aluno superdotado.


DIREITOS DO SUPERDOTADO
(National Association for Gifted and Talented Children, 2007)


Você tem direito a:

. Saber mais sobre seu talento.
. Aprender uma coisa nova a cada dia.
. Desenvolver seu talento com paixão sem precisar pedir desculpas.
. Ter uma identidade para além do seu talento.
. Se sentir bem quando vivencia experiências de sucesso.
. Errar.
. Buscar ajuda no desenvolvimento de seu talento.
. Ter uma variedade de amigos.
. Escolher que áreas de talento você deseja se aprofundar e especializar.
. Não demonstrar seus talentos o tempo todo.


“O potencial do superdotado é inquestionavelmente o recurso natural mais precioso que uma civilização pode ter.” (Sternberg & Davidson, 1986)


**********************



A referida matéria nos dar uma visão geral de forma resumida
da educação dos alunos portadores de altas/superdotação. Passados 3 anos e meio, podemos notar que o tema vem sendo cada vez mais discutido e, o número de alunos reconhecidos nas escolas tanto públicas quanto particulares de ensino tem aumentado consideravelmente.

Atualmente, as políticas públicas tem intensificadas suas atuações na inclusão social e educacional de alunos da rede pública , onde os
portadores de altas habilidades/superdotação estão resguardados na educação especial, tendo seus direitos garantidos nas legislações pertinentes, e já tratada neste blog http://papoentrepais.blogspot.com/2011/12/legislacao-na-inclusao-escolar-dos.html.

Espero que esse texto possa trazer alguns esclarecimentos aos familiares e profissionais interessados no tema e na escolaridade desses alunos tão especiais, contribuindo na divulgação e quebrando mitos, para que assim possam se desenvolver na real capacidade que apresentam ter. Agradecemos a pesquisadora, Dra. Denise de Souza Fleith pela excelente contribuição para desmistificar idéias errôneas acerca do processo criativo dos superdotados.

Referência:

http://www.senado.gov.br/sf/comissoes/CE/AP/AP20080626_superdotados_DeniseFleith.pdf


5 comentários:

  1. Selma Carvalho, certamente esse texto traz bons esclarecimentos. Os diversos perfis dos superdotados, a parceria família-escola como citado nas tendências no cenário mundial, reforçam o que estamos aprendendo e compartilhando nesta nossa caminhada.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Ana Paula! Gostei do artigo porque, de forma sucinta, faz um apanhado geral do perfil dos superdotados, esclarecendo dúvidas que pairam na identificação inicial desses alunos. Além de ser um conteúdo relativamente recente, onde confirma as pesquisas feitas na área, e como voce diz, tudo o que viemos compartilhando, podendo ajudar muitos pais que estão comerçando seus conhencimentos. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Selma Carvalho muito obrigada por compartilhar este texo ...amei esta parte.


    DIREITOS DO SUPERDOTADO
    (National Association for Gifted and Talented Children, 2007)


    Você tem direito a:

    . Saber mais sobre seu talento.
    . Aprender uma coisa nova a cada dia.
    . Desenvolver seu talento com paixão sem precisar pedir desculpas.
    . Ter uma identidade para além do seu talento.
    . Se sentir bem quando vivencia experiências de sucesso.
    . Errar.
    . Buscar ajuda no desenvolvimento de seu talento.
    . Ter uma variedade de amigos.
    . Escolher que áreas de talento você deseja se aprofundar e especializar.
    . Não demonstrar seus talentos o tempo todo.

    ResponderExcluir
  4. como se dá ensino e aprendizagem do aluno superdotado no ensino Medio?(pois esse aluno so conseguiu ser identifaco no ensino medio)

    ResponderExcluir
  5. Ao meu ver, o aluno superdotado que está cursando o ensino médio, poderá fazer seu próprio enriquecimento curricular, pois já tem autonomia e independência para isso, mas, também poderá ser orientado por seus educadores de como enriquecer seu conhecimento, se preparando para realizar o vestibular e entrar na universidade mais cedo, fazendo assim a aceleração de estudos. Caso passe no vestibular antes de concluir o ensino médio, poderá, de comum acordo com a escolar, fazer a aceleração para receber seu certificado de conclusão e poder se matricular na universidade.

    ResponderExcluir