Notícias superdotação

Loading...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bolsa de estudo

Um texto de Marlene ( enviado por e-mail)

Num domingo assisti o programa Papo de Mãe e anotei o blog do vocês. Dei uma lida e senti vontade de escrever sobre um assunto, que ainda me faz sentir um pouco boba!
É sobre conseguir uma bolsa de estudo.
Meu filho João Vitor que tem 11 anos, foi avaliado no ano passado e então soubemos que ele é superdotado.
Foi a escola que nos sugeriu que ele fosse avaliado. Ele tinha 9 anos, mas como custava caro a avaliação, só conseguimos fazer no ano seguinte.
Ele é um aluno que só tira nota dez e também é bastante tímido. Assim que soubemos que era superdotado, meu marido pediu que eu fosse conversar nas escolas para darem uma bolsa de estudos para ele.
O João Vitor é filho único e nós conseguimos pagar com certo sacrifício uma escola particular para ele.
Meu marido brinca que existem as escolas particulares A, que são as mais caras e oferecem de tudo, as B, C e D! Nosso filho está na escola C. É uma escola boa mas não oferece nada além das aulas comuns.
Eu comecei a telefonar para as escolas particulares renomadas aqui da capital e sempre era mal atendida quando tocava no assunto bolsa. Ou diziam que não davam ou me perguntavam se eu morava em comunidade (favela).
Então passei a usar de outra estratégia. Marcava um horário com a coordenadora ou diretor e falava sobre a questão da bolsa.
Eu realmente achava que qualquer escola queria ter um aluno superdotado e por isso dariam a bolsa de estudos. Foram tantas negativas que percebi em meio a conversas com estes coordenadores e diretores que as escolas não estão interessadas ou algumas poucas que oferecem as bolsas estão ligadas a programas para alunos de baixa renda e que estudam em escolas públicas.
Decepcionada, eu desisti de procurar. Mas pude ver que existe muito mais disposição e oportunidades para os alunos da rede pública e para nós pais que fizemos a opção de colocar um filho na escola particular, mesmo que isto exija sacrifícios, essas oportunidades estão fechadas. Agora é sonhar com o futuro, com uma faculdade pública.
Vocês que sempre trocam experiências, conhecem casos de bolsa de estudos para alunos da escola particular?
Obrigada pela oportunidade de participar desse papo entre pais!
Marlene.

6 comentários:

  1. Oi Marlene: seja bem-vinda ao blog,obrigada por participar. Marlene é o seguinte eu não conheço nenhum caso de criança ter bolsa na escola particular por ser este superdotado, na escola dos meus filhos eles tem um desconto por irmao, tentei este ano pelo contrario o desconto foi menor que o ano anterior,kkkk será porque falei de superdotados ? nao posso dizer que foi por esso acho que foi troca do administrador na escola domeus filhos so si vc tiver atestado de pobreza kkk , é uma pena falar eso más e a nossa realidade. tal vez otros pais posam te ajudar, mas so queria que soubese que nao esta sozinha

    ResponderExcluir
  2. Se estiver falando de SP, existe a Escola Germinare, bancada pelo grupo JBS. Ela é gratuita e no concorrido processo de admissão é feita avaliação do potencial cognitivo do aluno.

    http://www.escolagerminare.org.br/

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, gostaria de parabenizar o blog! O Assunto é ótimo e está tudo lindo e muito útil!

    Aqui no R.J tem vários colégios que dão bolça integral para alunos que passam em suas avaliações. O colégio que eu fui com meu filho esta semana, faz este teste com 50 questões. Se o aluno acertar de 46 a 50 ganha bolça integral, se acertar acho que 43 para cima ganha 50% (cinquenta por cento, ou seja paga só a metade da mensalidade) e se acertar 26 questões ganha 20% (vinte por cento)... Não sei se é permitido falar o nome do colégio aqui mas quem quiser pode me enviar um e-mail. : dgpdse@gmail.com pois não quero ir contra as regras do blog.

    Tem um segundo colégio, que analisa o boletim do seu filho e conforme as notas ele dá até 30% (trinta por cento) de desconto parece pouco mas como o colégio custa proximo de $ 500,00 Ganhar 30% quer dizer $ 150,00 Já alivia um pouco. Minha amiga, se puder, faça uma pesquisa em sua cidade... Nós fizemos uma busca na internet e ligamos para cada escola particular que escolhemos, (exceto algumas que não tem boa fama, mesmo sendo pagas) e perguntamos qual sistema deles de desconto, se tinha bolça, etc. se voce se sentir constrangida, não se identifique; informe-se primeiro e também é uma ótima oportunidade para ver como a escola trata as pessoas e se vale a pena deixar seu filho lá, mesmo com desconto ou de graça. A escola tem que dar exemplo de educação e delicadeza principalmente em se tratando dos pais que é sua fonte de renda e mesmo no caso da bolça, não é de graça pois qual escola não gosta de ter um aluno exemplar se divulgam até em out door, os melhores, para chamar novos alunos?... Outra coisa: Nunca diga que ele é super dotado, antes. Deixe-o fazer a prova, ele vai tirar 100 e ganhar a bolça, acabou. Se falar que ele é superdotado antes, já saberão que ele vai passar... Em Brasília existem escolas especiais para superdotados e na sua cidade com certeza deve ter. Desculpe, meu anjo eu queria muito poder ajudar mas não conheço sua cidade. Porém como falei antes, se aqui no R.J e em Brasília, existem escolas assim, na sua cidade deve ter, com certeza.
    Segue, minha energia em nome de todos aqui que viram a minha luta também, e uma desejo muito grande de bençãos sem medida, muito sucesso, tudo vai dar certo e voce vai conseguir! Seu filho é abençoado, alegre-se Deus que te deu este grande e maravilhoso presente, com certeza vai te dar muitas, muitas e incontáveis vitórias ainda. Tenha fé, voce já uma vencedora! Todas nós, mães que se entregam em amor, a cada dia por nossos filhos somos heroínas e responsáveis por estes anjos em forma de seres humanos que o Senhor nos confiou para cuidar. Guerreiras, morenas, loiras, negras, altas, baixinhas, magras, gordinhas, quando estamos lutando, amando, sofrendo, chorando, trabalhando, animadas ou mesmo cansadas prestes a não acreditar mais em tanta coisa... Basta uma pequena parte das asinhas destes anjos, um abraço, um beijo um sorriso para nos recarregar de forças, para nos encher de esperança, para esquecermos tudo, para termos certeza que toda a luta vale a pena quando ouvimos as mais lindas palavras deste mundo: Mãe eu te amoooo! - Torcemos por voce, Felicidades! - Ass. Verinha

    ResponderExcluir
  4. Bom hoje converesei com uma pessoa do cape sobre estes nucleos.... funcionam para professores ( de escolas Publicas) o melhor foi uma informaçao interesante em relaçao a escolas particulares
    http://inclusaoja.com.br/2011/06/03/orientacoes-sobre-atendimento-educacional-especializado-na-rede-privada-nota-tecnica-152010-%E2%80%93-mec-cgpeegab/
    asim que seguiremos lutando más nao da para acreditar em nada... esta todo bonito nos papeis mas a realidade é otra..um dia escutei e por muito tempo sobre as autonomias de escolas particulares...a realidade é otra..bom nao temos que desisir temos que continuar lutando dando conhecer os direitos destas crianças e lutando para que se cumpram estos direitos..

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. eu me pregunto...por que uma criança e avalida e diagnosticada com altas habilidades e superdotaçao porque tem que se someter a uma prova para conquistar uma bolsa quem nem sempre e logica..tem provas que parecem vestibulares e alem de todo tem superdotados que nunca sacaram um dez nas avaliaçoes...e esas avaliaçoes que diagnosticam a superdotaçao??? e os direitos da educaçao inclusiva aos superdotados ..sao direitos que eles tem...qq criança pode fazer esas provas e conquistar a bolsa eo superdotado avaliado??quais sao os direitos???eu consegui um desconto mas por serem irmaos ..nao por eles serem diagnosticados como superdotados eo enriquecimento vai pelas minhas contas..nao como diz a lei..obrigada verita pelos seus boms desejos obrigada por participar do blog e amamos a suas colocaçoes cheias de carinhos e otimismo...continue com a gente beijos

    ResponderExcluir